Tópicos e Temas

Adiantamos uma lista de âmbitos temáticos que, sem pretensão de exaustividade e sem excluirem outros tópicos possíveis, permitam a inscrição de propostas de comunicação (de 20+10min) mediante o envio, até 30 de Maio de 2017, de resumos de não mais de 3000 caracteres incluindo espaços, em formatos Word e PDF. As línguas do Colóquio são o inglês e o português.
A comunicação aos autores da respectiva aceitação será feita até ao dia 30 de Junho de 2017. Comunicações em co-autoria (de 20+10min) ou em painel (2×20+10min ou 3×20+10min) são igualmente bem-vindas.
Está em estudo a possibilidade de publicação em livro de ensaios do resultado mais significativo das contribuições para esta Conferência.

A constelação fílmica
Bergman como auteur
Lugar de Bergman no cinema sueco
Bergman e os seus antecessores cinematográficos
Posteridade cinematográfica de Bergman
Bergman entre Modernismo e pós-modernismo
O ‘outro Bergman’: os primórdios (Barco para a Índia…), as singularidades (O ovo da serpente…), as súmulas para televisão (Os dois bem-aventurados…)
Filmes de cinema e filmes para a televisão
Abordagem de filme ou filmes particulares
Abordagens comparativas de obras particulares: dentro da filmografia de Bergman, entre esta e outras filmografias, entre o Bergman teatral e o cineasta
Valor heurístico das ‘Trilogias’ e de outros agrupamentos significativos
Os ‘filmes de guerra’ como arqueologia do conflito
Comédias, dramas e outros géneros
Os filmes-testamento (Em presença de um palhaço, Fanny e Alexandre, Depois do Ensaio, Os fabricadores de imagem, Sarabanda)
Haverá um ‘núcleo essencial’ de sentido na obra de Bergman?

Intermedialidade e intersensorialidade
Pluridimensionalidade do Bergman homem de teatro, de cinema e de literatura (e de teatro radiofónico e televisivo)
Presença e importância da música / da pintura / do teatro / da literatura / da lanterna mágica na formação e na criação cinematográfica de Bergman
A formação do cineasta e a tradição cultural e literária sueca
O referencial cultural bergmaniano
Medium-especificidade, intermedialidade, interartisticidade e re-mediação
Os ‘filmes de teatro’
Espaço teatral e espaço cinematográfico
Verbalidade, visualidade, auralidade: Bergman e o cinema dos sentidos
Emoção e expressão
As tonalidades sentimentais: humor, pathos, inexpressivo, grito, contenção, sátira, violência…

A ‘filosofia’ de Ingmar Bergman
Representação e verdade
Metafísica, ética, religião
Humanismo e nihilismo
Intimismo, apoliticidade… e política
Auto-referencialidade e metalepse do cinema (A prisão, Persona…)
Dramaticidade, narratividade e não-narratividade no cinema de Bergman
A memória do cinema: citação explícita e nostalgia constitutiva
As estruturas complexas ou labirínticas do filme dentro do filme: uma antecipação da fábula da realidade virtual?

Metodologias e epistemologias na abordagem de Bergman
Filosofia do cinema
As perspectivas psicanalíticas
Bergman e o existencialismo
Contextualizações culturais-históricas / societais
Estudos fílmicos
Teoria crítica
Estudos culturais
Leituras feministas, de género e queer
Conflitos das interpretações: o psicológico, o social, o existencial, o antropológico, o cinemático

Temas e universos bergmanianos
O mal, a maldade, o pessimismo, a guerra, o casal, a existência, a questão de deus, o silêncio, a loucura, a perversão, a humilhação, a morte, a vida…
Tópicos recorrentes em Bergman (temáticos, técnicos, de imagem): a mão, o grande plano bergmaniano, o rosto vazio, a criança, o casal, a música de Bach, os fantasmas, o clown…
O Bergman medieval
O ritual, o circo, o jogo
Erotismo, sexo, amor – e os seus antónimos
Cineasta de mulheres, cineasta de casais, cineasta de actores
Singularidade pessoal vs personagens-tipo: os nomes-máscara em Bergman (Johan(nes), Egerman(n), Anna, Marianne, Karin, Vergerus, Vogler…)

Arte e vida
Biografia, autobiografia e transposição artística
Singularidade pessoal vs personagens-tipo: os nomes-máscara em Bergman (Johan(nes), Egerman(n), Anna, Marianne, Karin, Vergerus, Vogler…)
Alter egos e actores-fetiche: de Birger Malmsten e Erland Josephson a Bibi Anderson e Liv Ulmann

Actualidade de Bergman
Críticas dos pressupostos da mundividência bergmaniana
O défice da dimensão social e política no questionamento do humano
Bergman leitor do seu tempo: o ‘mal-estar na civilização’
A exegese crítica do cinema de Bergman através dos tempos
Revisão crítica do estado da arte na abordagem de Bergman

O fazedor de imagem
Tratamento do espaço e do tempo
Tratamento do corpo e do gesto
Interioridade, espaço circundante, arquitectura
Visão háptica e carnalidade em Bergman
Especificidade do grande-plano bergmaniano?
A escrita de guiões
Do guião ao filme
Os actores de Bergman
A equipa de filmagem, a trupe e o director
Facetas técnicas e realização: montagem, cinematografia, cenografia…
Fascínio da Imagem