Cinema Cicle: ‘The other Bergman’

‘The other Bergman’

The illusion that we could for the most part move across an acknowledged and familiar ‘standard Bergman’, stumbles promptly upon the less frequented niches of a filmography far ampler than the received wisdom of the average audiences would be expecting – if not altogether composing a corpus blatantly unheard of. Such is the gap this cicle, turning around the ‘unknown Bergman’, aims to signal and, in part, to fill in. It combines the ‘other Bergman’ with some of the more consensual highligths, thus rearranging the inner axes of this disturbing, unsettling constellation of sense we use to call by the name of its author.
In complement to the International Conference, the cicle will offer the latter an extended territory (or is it a deterretorialization?) for the studious scholar, under the guidelines of a Deleuzian vein: ‘for a minor cinema’.
Additionally, a secondary set of screenings will provide a small tour visiting some of Bergman’s cinematic surroundings, under the tutelary presence of the major, foundational title by Victor Sjöström, including his collaborations with other Swedish creators and the inevitable early inspiration of Marcel Carné, the French master of poetry and intimacy.
The titles selected below have negotiated their way through a few external constraints, and propose a grill yet to be fully confirmed.

No ano de 2018 comemora-se o centenário do nascimento de Ingmar Bergman. Para celebrar e estudar o legado artístico e o pensamento cinematográfico deste grande mestre, organizam-se dois eventos interligados: uma conferência internacional – intitulada “Tudo representa: nada é” – que reúne, entre outros académicos de prestígio, alguns dos expoentes mundiais na obra polifacetada deste criador; e um ciclo de cinema comentado – “O outro Bergman” – que se dedica intencionalmente a explorar (em vez do paradigma reconhecível do ‘Bergman-padrão’) o Bergman desconhecido e pouco ou nada visto. Referimo-nos tanto ao inventor do seu próprio universo, a emergir no surto dos seus filmes iniciais – como ao mestre consumado que, no final da sua vida artística, regressa a meditar os seus velhos temas e demónios com uma nova densidade crepuscular: é o Ciclo I, “Os outros Bergmans”.
O ciclo desdobra-se ainda numa segunda mostra de filmes – O Ciclo II, “Os Outros de Bergman” –, que propiciará o percurso de alguns dos ‘arredores cinematográficos’ de Bergman: sob a presença tutelar do título fundacional de Sjöström, incluem-se algumas das colaborações com outros grandes criadores suecos, bem como a inspiração primordial colhida do cinéaste por excelência da imagem poética e íntima francesa, Marcel Carné.

Ciclo I – Os outros Bergmans

9 de Outubro
Crise (Kris, 1946)

11 de Outubro
Chove sobre o nosso amor (Det Regnar pa var Kärlek, 1946)
12 de Outubro
Um barco para a Índia (Skepp till Indialand, 1947)

18 de Outubro
Uma luz nas trevas (Musik i mörker, 1948)
19 de Outubro
Cidade portuária (Hamnstad, 1948)

25 de Outubro
Um verão de amor (Sommarlek, 1951) – Apresentação e comentário de Pedro Mantas (Universidade de Córdova)
26 de Outubro
Da vida das marionetas (Aus dem Leben der Marionetten, 1980) – Apresentação e comentário de Thomas Elsaesser (Universidade de Amesterdão)

1 de Novembro
A sede (Törst, 1949)
2 de Novembro
Segredos de mulheres (Kvinnors Väntan, 1952)

8 de Novembro
Fanny e Alexandre (Fanny och Alexander, 1982)
9 de Novembro
O amante (The Touch, 1971)

29 de Novembro
Depois do ensaio (Efter Repetitionen, 1984)                                                               Apresentação e Comentário de  Cristina Santos (Departamento de Linguística e Literaturas, Universidade de Évora)
30 de Novembro
O ovo da serpente (The Serpent’s Egg, 1977)

6 de Dezembro
A Marquesa de Sade (Markisinnan de Sade, 1992)
7 de Dezembro
Na presença de um palhaço (Larmar och gör sig till, 1997)                                  Apresentação e Comentário de Nuno Neves (Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Universidade de Évora)

13 de Dezembro
Os construtores de imagem (Bildmakarna, 2000)

Ciclo II – Os outros de Bergman

14 de Dezembro
A carroça fantasma (Körkarlen, 1921 – Victor Sjöström)

20 de Dezembro
O cais das brumas (Le quai des brumes, 1938 – Marcel Carné)
21 de Dezembro
Tortura (Hets, 1944 – Alf Sjöberg)                                                                                           Apresentação e Comentário de  António Júlio Rebelo (Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz)

3 de Janeiro de 2019
Eva (Eva, 1948 – Gustav Molander)
4 de Janeiro de 2019
Stimulantia (Stimulantia,1967 – Ingmar Bergman et alii)

10 de Janeiro de 2019
As melhores intenções (Den goda viljan, 1991 – Bille August)
11 de Janeiro
A ilha de Bergman (Bergman Island, 2006 – Marie Nyreröd)